GOD FACTOR


MOSTEIRO SÃO MARTINHO DE TIBÃES
IMPRENSA
INFORMAÇÃO E RESERVAS
GOD FACTOR
EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE ARTE CONTEMPORÂNEA CURADORIA DE INÊS VALLE

ALDO PEIXINHO; ANA MENDES; ANDREW ESIEBO; ANDRÉ FRADIQUE; BAHADIR YILDIZ; BRUCE WEST; CHRISTIAN CRAVO; FILIPE MARQUES; IVO MOREIRA BASSANTI; JOANNA LATKA; JOÃO GALRÃO; JOÃO VILHENA; MACIEL CARDEIRA; MARC BEHRENS; MEGAN HANSEN-KNARHOI; NATE LARSON; OLIVIA ARTHUR; PABLO BARTHOLOMEW; PIETER PAUL POTHOVEN; RICARDO TELES; STIJN VERHOEFF.

10.11 – 22.12.2012
INAUGURAÇÃO: 15H-18H
15h Visita orientada
16h30 Performance Ivo Moreira Bassanti

MOSTEIRO DE TIBÃES
Terça a Domingo
10-13h e 14h-18h
Rua do Mosteiro
Mire de Tibães - Portugal

“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele”.  José Saramago

O projeto GOD FACTOR terá lugar no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga (Portugal) e decorrerá entre 10 Novembro a 22 de Dezembro do ano de 2012. Este explora a dimensão relacional entre Arte e Religião e toda a problemática que estas poderão suscitar. Partindo de um lugar iconológico – Mosteiro-, com uma enorme carga emotiva não só religiosa, mas igualmente social, cultural ou política; tenta expurgar a fonte que sintetiza este fervor, e insere-se na problemática que estes assuntos trazem à baila, entre pessoas e rituais, práticas e doutrinas, mantendo os possíveis conflitos entre as realidades locais que se projetam a nível global. “A constante negociação entre local e global, entre estranho e familiar, tem-se tornado uma condição base da modernidade” (Jean Fisher, 1992). Assim, o foco primordial deste projeto é criar novas formas de questionamento e reenquadramento das questões que substanciam o Ser na sua natureza devota, de forma a erguer uma consciência própria relativamente às estruturas de poder da religião e do culto.
No contexto estruturado das normas assumidas tradicionalmente na sociedade, impõe-se o evidenciar o paralelo entre obediência e transgressão e o conflito resultante das práticas que violam e subvertem o dogma religioso.

O programa em questão materializa-se em duas componentes: expositiva e plataforma discursiva. Ambas procuram potenciar a produção de conhecimento, através da confrontação de interpretações, memórias e testemunhos; através da recriação, da revisitação e reformulação dos conteúdos evangelizadores, quer da narrativa, quer da imagética. Por outro lado, confronta-se no paradoxo, no excesso, no manipulável, no poder, na demanda e na propaganda, o sentido do culto, os processos redentores e ascéticos face à imperfeição e à incapacidade de ser “fiel”. A exposição dará enfoque à produção artística que aborda as diferentes problemáticas que, de algum modo, se relacionam ou se aproximam do conceito que se organiza entre a arte e a religião; entre a arte e o ser, entre a arte e o sagrado, entre a arte e o profano, entre a arte e o proibido, entre a arte e os homens ou entre a arte e os deuses.

EVENTOS PARALELOS

Conversas com Artistas (Gratuito)*
11.11.2012
11h00 - 13h / 15h – 17h
Bruce West
                João Vilhena1
Ivo Moreira Bassanti
Megan Hansen-Knarhoi

Aldo Peixinho1
Joanna Latka
                Pablo Bartholomew
                Ricardo Teles
11.11.2012
15h – 17h
Filipe Marques
Maciel Cardeira
Marc Behrens

Workshops Cuddly Toy Jesus Cross”(Gratuito)
17.11.2012
15h          Por Megan Hansen-Knarhoi **
*Aconselha marcação antecipada; número limitado de lugares. **Aconselha-se marcação antecipada; número máximo de 10 pessoas; 1Por confirmar.


Sem comentários:

Enviar um comentário